LUIS PEDRO SILVA, ARQ
"A Administração do Porto de Douro e Leixões, APDL, decidiu lançar um concurso para a construção de um novo terminal de transatlânticos. Pretende-se uma aposta forte neste filam de mercado que movimenta anualmente 14 milhões de passageiros. Procura-se tornar o Porto de Leixões capaz de receber os melhores e maiores navios, levando-o a tornar-se um ponto de paragem obrigatório nos circuitos entre o Báltico e o Mediterrâneo. Um objectivo ambicioso em que ficam a ganhar não só o Porto de Douro e Leixões, mas sim todo o Grande Porto e Região Norte.
O resultado do concurso superou todas as expectativas. Uma nova infraestrutura de carácter arrojado e com um programa muito ambicioso foi a escolhida.
A obra apoia-se num conceito de rótula, em que se procura condensar num ponto todas as dinâmicas presentes no local. O que começou como um mero esquiço rapidamente começou a ganhar forma.Funcionalmente, pretende-se uma infraestrutura capaz de exercer as funções portuárias mas que ao mesmo tempo seja uma porta aberta tanto para quem chega de fora, mas também para quem é de cá… o Porto de Douro e Leixões propõe, dentro de parâmetros bem definidos, a sua abertura à cidade.
Nesta infraestrutura/equipamento são agrupados o terminal de transatlânticos, o circuito técnico privado das funções portuárias e uma componente comercial e de lazer, composta pela marina e por espaços de comercio e restauração.
Tudo se organiza em torno de um eixo central, em volta do qual se circula e que culmina no grande terraço/bancada voltada para a cidade do porto.
O projecto encontra-se em fase de desenvolvimento e o seu modelo de gestão encontra-se a concurso. A data prevista para a sua conclusão é 2010."
Imagens: luis Pedro Silva Arquitectos
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LUIS PEDRO SILVA, ARQ
"A Administração do Porto de Douro e Leixões, APDL, decidiu lançar um concurso para a construção de um novo terminal de transatlânticos. Pretende-se uma aposta forte neste filam de mercado que movimenta anualmente 14 milhões de passageiros. Procura-se tornar o Porto de Leixões capaz de receber os melhores e maiores navios, levando-o a tornar-se um ponto de paragem obrigatório nos circuitos entre o Báltico e o Mediterrâneo. Um objectivo ambicioso em que ficam a ganhar não só o Porto de Douro e Leixões, mas sim todo o Grande Porto e Região Norte.
O resultado do concurso superou todas as expectativas. Uma nova infraestrutura de carácter arrojado e com um programa muito ambicioso foi a escolhida.
A obra apoia-se num conceito de rótula, em que se procura condensar num ponto todas as dinâmicas presentes no local. O que começou como um mero esquiço rapidamente começou a ganhar forma.Funcionalmente, pretende-se uma infraestrutura capaz de exercer as funções portuárias mas que ao mesmo tempo seja uma porta aberta tanto para quem chega de fora, mas também para quem é de cá… o Porto de Douro e Leixões propõe, dentro de parâmetros bem definidos, a sua abertura à cidade.
Nesta infraestrutura/equipamento são agrupados o terminal de transatlânticos, o circuito técnico privado das funções portuárias e uma componente comercial e de lazer, composta pela marina e por espaços de comercio e restauração.
Tudo se organiza em torno de um eixo central, em volta do qual se circula e que culmina no grande terraço/bancada voltada para a cidade do porto.
O projecto encontra-se em fase de desenvolvimento e o seu modelo de gestão encontra-se a concurso. A data prevista para a sua conclusão é 2010."
Imagens: luis Pedro Silva Arquitectos