A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória...A ESTREIA DO VETO PRESIDENCIAL"A dignificação dos direitos políticos das mulheres constitui uma prioridade constitucional que deve ser atingida através de meios adequados, progressivos e proporcionados e não por mecanismos sancionatórios e proibicionistas que concedam às mulheres que assim acedam a cargos públicos um inadmissível estatuto de menoridade.".Cavaco Silva, mensagem presidencial à Assembleia da República justificando o veto à Lei da Paridade, sexta-feira 2 de Junho.OS CÃES "PARALAMENTARES""O Estado Português, por enquanto, pode continuar entretido com os cães porque no que à espécie humana diz respeito, falhou rotundamente, mas continuamos humanamente mansos.".Helena Matos, a propósito da iniciativa do líder parlamentar do PSD em institucionalizar o dia 6 de Junho como o Dia do Cão, Sábado 3 de Junho no Público."Associar aos cães um dia sagrado para a esmagadora maioria dos Micaelenses em particular e para os Açorianos em geral, não só revela ignorância sobre uma manifestação popular, que abriu portas (custe a quem custar) à Autonomia democrática e constitucional, mas também ultrapassa em muito a "gaffe" política para cair na área da aberração. Aguardo, sinceramente, que a ameaça de insulto aos Açorianos não chegue a plenário e se fine na sala do grupo parlamentar, onde têm assento os Deputados Mota Amaral e Joaquim Ponte (na circunstância, devem ter ensinado aos restantes pares esta particular faceta da nossa história).".Jorge do Nascimento Cabral,quarta-feira 7 de Junho no Correio dos Açores.A EDUCAÇÃO A SAQUE"Não se percebe qual o objectivo em encarar os professores como bandidos. Já agora, por que não começar a avaliar os juízes com a opinião da família dos réus? Ou os médicos com a opinião da família dos doentes, até dos que, por infelicidade, morrem nos hospitais.".Sobe e Desce do Público dando nota negativa à proposta da Ministra da Educação que visa a avaliação dos professores pelos pais, Sábado, 3 de Junho, no Público."Com que justiça, com equidade, com que grelha vão os pais avaliar os professores. Não tem competência para isso, como a família de um réu não tem competência para classificar um juiz.".Paulo Sucena, Secretário-geral da Fenprof, Domingo 4 de Junho no Público."Quem não vive na lua está farto de saber o que a escola precisa e não precisa. Não precisa de psicólogos nem de psiquiatras : precisa de um código disciplinar e de uma guarda que o execute. Não precisa de conselhos directivos, nem de lamechice pedagógica, precisa de um director (como defende o PSD) que ponha expeditivamente na rua quem perturbar a vida normal da escola, quer se trate de alunos, quer se trate de professores. Não precisa da ajuda, nem da "avaliação" dos pais; precisa que os pais paguem pelo menos parte da educação dos filhos (mesmo que em muitos casos esse pagamento seja um gesto simbólico). A escola que por aí existe, como a democracia a fez, não passa de uma garagem gratuita onde os pais por comodidade e tradição metem as crianças.".Vasco Pulido Valente, sexta-feira, 2 de Junho, no Público."A ministra da educação, seguindo a cartilha que caracteriza este executivo, vai-se referindo ao tema como o tem feito com os demais que à sua pasta respeitam: a educação vai mal em Portugal e os responsáveis por tal catástrofe são os professores, por isso há que tudo fazer para os punir.(...)Os "cientistas da educação", espécie de sociólogos pós-modernos que se incrustaram na área do poder, conseguiram vender a ideia falaciosa de que aprender não é algo que exija esforço e sacrifício e também que a autoridade (qualquer autoridade) é por natureza opressiva e por isso incompatível com um ensino "moderno". Foram assim afogando a escola numa complexa rede burocrática, desgastando a imagem do professor (esse ente "autoritário"; agora crismado de "privilegiado") e degradando o seu estatuto. O resultado está à vista."Francisco Moreira das Neves, Domingo, 4 de Junho, no Joeiro"LER É MAÇADA""Ler é uma actividade e a nossa cultura é quase inteiramente passiva. A televisão, o DVD, a música popular ou a conversa de computador não exigem nada, deixam a pessoa num repouso imperturbado e bovino.".Vasco Pulido Valente, Sábado, 3 de Junho, no Público."a leitura treina-se, é performativa, é como nadar ou andar de bicicleta.".Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, sexta-feira 2 de Junho no Público.QUOTE OF THE WEEK"Life is so fucking hard even when it´s easy"Margaret Chenowith personagem de Six Feet Under(sempre à segunda-feira na 2)...
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A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória...A ESTREIA DO VETO PRESIDENCIAL"A dignificação dos direitos políticos das mulheres constitui uma prioridade constitucional que deve ser atingida através de meios adequados, progressivos e proporcionados e não por mecanismos sancionatórios e proibicionistas que concedam às mulheres que assim acedam a cargos públicos um inadmissível estatuto de menoridade.".Cavaco Silva, mensagem presidencial à Assembleia da República justificando o veto à Lei da Paridade, sexta-feira 2 de Junho.OS CÃES "PARALAMENTARES""O Estado Português, por enquanto, pode continuar entretido com os cães porque no que à espécie humana diz respeito, falhou rotundamente, mas continuamos humanamente mansos.".Helena Matos, a propósito da iniciativa do líder parlamentar do PSD em institucionalizar o dia 6 de Junho como o Dia do Cão, Sábado 3 de Junho no Público."Associar aos cães um dia sagrado para a esmagadora maioria dos Micaelenses em particular e para os Açorianos em geral, não só revela ignorância sobre uma manifestação popular, que abriu portas (custe a quem custar) à Autonomia democrática e constitucional, mas também ultrapassa em muito a "gaffe" política para cair na área da aberração. Aguardo, sinceramente, que a ameaça de insulto aos Açorianos não chegue a plenário e se fine na sala do grupo parlamentar, onde têm assento os Deputados Mota Amaral e Joaquim Ponte (na circunstância, devem ter ensinado aos restantes pares esta particular faceta da nossa história).".Jorge do Nascimento Cabral,quarta-feira 7 de Junho no Correio dos Açores.A EDUCAÇÃO A SAQUE"Não se percebe qual o objectivo em encarar os professores como bandidos. Já agora, por que não começar a avaliar os juízes com a opinião da família dos réus? Ou os médicos com a opinião da família dos doentes, até dos que, por infelicidade, morrem nos hospitais.".Sobe e Desce do Público dando nota negativa à proposta da Ministra da Educação que visa a avaliação dos professores pelos pais, Sábado, 3 de Junho, no Público."Com que justiça, com equidade, com que grelha vão os pais avaliar os professores. Não tem competência para isso, como a família de um réu não tem competência para classificar um juiz.".Paulo Sucena, Secretário-geral da Fenprof, Domingo 4 de Junho no Público."Quem não vive na lua está farto de saber o que a escola precisa e não precisa. Não precisa de psicólogos nem de psiquiatras : precisa de um código disciplinar e de uma guarda que o execute. Não precisa de conselhos directivos, nem de lamechice pedagógica, precisa de um director (como defende o PSD) que ponha expeditivamente na rua quem perturbar a vida normal da escola, quer se trate de alunos, quer se trate de professores. Não precisa da ajuda, nem da "avaliação" dos pais; precisa que os pais paguem pelo menos parte da educação dos filhos (mesmo que em muitos casos esse pagamento seja um gesto simbólico). A escola que por aí existe, como a democracia a fez, não passa de uma garagem gratuita onde os pais por comodidade e tradição metem as crianças.".Vasco Pulido Valente, sexta-feira, 2 de Junho, no Público."A ministra da educação, seguindo a cartilha que caracteriza este executivo, vai-se referindo ao tema como o tem feito com os demais que à sua pasta respeitam: a educação vai mal em Portugal e os responsáveis por tal catástrofe são os professores, por isso há que tudo fazer para os punir.(...)Os "cientistas da educação", espécie de sociólogos pós-modernos que se incrustaram na área do poder, conseguiram vender a ideia falaciosa de que aprender não é algo que exija esforço e sacrifício e também que a autoridade (qualquer autoridade) é por natureza opressiva e por isso incompatível com um ensino "moderno". Foram assim afogando a escola numa complexa rede burocrática, desgastando a imagem do professor (esse ente "autoritário"; agora crismado de "privilegiado") e degradando o seu estatuto. O resultado está à vista."Francisco Moreira das Neves, Domingo, 4 de Junho, no Joeiro"LER É MAÇADA""Ler é uma actividade e a nossa cultura é quase inteiramente passiva. A televisão, o DVD, a música popular ou a conversa de computador não exigem nada, deixam a pessoa num repouso imperturbado e bovino.".Vasco Pulido Valente, Sábado, 3 de Junho, no Público."a leitura treina-se, é performativa, é como nadar ou andar de bicicleta.".Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura, sexta-feira 2 de Junho no Público.QUOTE OF THE WEEK"Life is so fucking hard even when it´s easy"Margaret Chenowith personagem de Six Feet Under(sempre à segunda-feira na 2)...