Nada como o início das férias para a minha descendência ter uma crise diarreica acima do normal e a suscitar, no mínimo, um moderado cuidado.Tendo eu uma aversão profunda a todo o tipo de Urgências e sou um cidadão bem-comportado que não quer saturar o SNS por cá cá aquela palha, lá liguei para a linha dos dói-dóis e descrevi rigorosamente a situação.Tal como na primeira vez que a usei, foram muito simpáticos e competentes, tendo desta vez a enfermeira de serviço achado que se justificava uma observação em "ambiente hospitalar", pelo que iriam enviar um fax com a descrição da situação para acelerar o processo todo.'Bora lá então ao Hospital recomendado e às respectivas urgências pediátricas, em cuja recepção já estava 15 minutos depois o dito fax.Bom, formalidades de atendimento, e tal, primeira vez?, não é utente do Hospital? cartão isto, cartão aquilo.Sala de espera (não muito cheia).Dez minutos, chamada para a sala de "triagem" (cá está o sistema de Manchester em funcionamento), onde a enfermeira faz novo interrogatório, preenchendo nova folhinha branca e ignorando o fax "dói-dói".Atendimento atencioso, copinho de ben-u-ron por causa da febre e pode ir de novo para a sala de espera, que já chamamos para a senhora doutora a ver.Mais dez minutos (o tempo de espera não foi longo) e lá temos direiro a uma jovem doutora, com ar de quem estava a fazer o turno errado, por permuta ou outro favor qualquer.Novo interrogatório, menos detalhado que os anteriores, mas repetindo o mesmo esquema agora registado numa folha verde, o mesmo tipo de observações e, é pá!, outra vez a leitura da temperatura e recomendação de dose de ben-u-ron.Mas então senhora doutora eu já não lhe disse que coiso e tal, e a folha da triagem serve para quê?Ah, pois é, não estava com atenção, e as orelhinas já vi?Não, não viu, mas o problema é em outro lado, não sei se está a ver, mais a sul...Pois, pois, está bem, tudo bem, não há problema, pode ir sem problemas, não há nada que preocupar senhora doutora.E prontos......O "sistema" a funcionar fez com que eu passasse por duas fases de filtragem, antes da consulta propriamente dita, a qual não adiantou nada, antes demorando todo o processo, sendo que cada nova fase ignorou olimpicamente, por hábito ou vício, o trabalho da anterior.Ou seja, de um atendimento à primeira, passei para um atendimento á terceira.Podem dizer-me que este "sistema" é melhor porque faz a triagem dos casos mais graves e coiso e tal, mas a mim parece-me que para isso é preciso ter as pessoas certas para o "sistema" funcionar, ou como a táctica no futebolJá lá dizia o holandês do porto depois da ripada contra o Manchester (que jogo boa parte com 9 e ainda marcou mais um golo e tudo), um tipo pode mandar os jogadores treinar muito e muito, mas quem não tem a qualidade ou o talento nunca chega lá, por muito que (não) tente.AV1
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Nada como o início das férias para a minha descendência ter uma crise diarreica acima do normal e a suscitar, no mínimo, um moderado cuidado.Tendo eu uma aversão profunda a todo o tipo de Urgências e sou um cidadão bem-comportado que não quer saturar o SNS por cá cá aquela palha, lá liguei para a linha dos dói-dóis e descrevi rigorosamente a situação.Tal como na primeira vez que a usei, foram muito simpáticos e competentes, tendo desta vez a enfermeira de serviço achado que se justificava uma observação em "ambiente hospitalar", pelo que iriam enviar um fax com a descrição da situação para acelerar o processo todo.'Bora lá então ao Hospital recomendado e às respectivas urgências pediátricas, em cuja recepção já estava 15 minutos depois o dito fax.Bom, formalidades de atendimento, e tal, primeira vez?, não é utente do Hospital? cartão isto, cartão aquilo.Sala de espera (não muito cheia).Dez minutos, chamada para a sala de "triagem" (cá está o sistema de Manchester em funcionamento), onde a enfermeira faz novo interrogatório, preenchendo nova folhinha branca e ignorando o fax "dói-dói".Atendimento atencioso, copinho de ben-u-ron por causa da febre e pode ir de novo para a sala de espera, que já chamamos para a senhora doutora a ver.Mais dez minutos (o tempo de espera não foi longo) e lá temos direiro a uma jovem doutora, com ar de quem estava a fazer o turno errado, por permuta ou outro favor qualquer.Novo interrogatório, menos detalhado que os anteriores, mas repetindo o mesmo esquema agora registado numa folha verde, o mesmo tipo de observações e, é pá!, outra vez a leitura da temperatura e recomendação de dose de ben-u-ron.Mas então senhora doutora eu já não lhe disse que coiso e tal, e a folha da triagem serve para quê?Ah, pois é, não estava com atenção, e as orelhinas já vi?Não, não viu, mas o problema é em outro lado, não sei se está a ver, mais a sul...Pois, pois, está bem, tudo bem, não há problema, pode ir sem problemas, não há nada que preocupar senhora doutora.E prontos......O "sistema" a funcionar fez com que eu passasse por duas fases de filtragem, antes da consulta propriamente dita, a qual não adiantou nada, antes demorando todo o processo, sendo que cada nova fase ignorou olimpicamente, por hábito ou vício, o trabalho da anterior.Ou seja, de um atendimento à primeira, passei para um atendimento á terceira.Podem dizer-me que este "sistema" é melhor porque faz a triagem dos casos mais graves e coiso e tal, mas a mim parece-me que para isso é preciso ter as pessoas certas para o "sistema" funcionar, ou como a táctica no futebolJá lá dizia o holandês do porto depois da ripada contra o Manchester (que jogo boa parte com 9 e ainda marcou mais um golo e tudo), um tipo pode mandar os jogadores treinar muito e muito, mas quem não tem a qualidade ou o talento nunca chega lá, por muito que (não) tente.AV1