Ainda há lodo no cais: Responsabilidade Social: ética empresarial ou... fogo de vista?

01-10-2009
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Não restam dúvidas de que a Responsabilidade Social está na moda e que cada vez são mais as empresas e organismos que revelam preocupar-se com as questões sociais e ambientais. Hoje, Dia Mundial da Terra, foi clarividente a aposta de alguns sectores na sensibilização da sociedade civil para as problemáticas ambientais. Dos jornais e televisões - que fizeram pertinentes referências à data - às empresas - que anunciaram como têm vindo a fomentar as boas práticas ambientais - até as autarquias, empenhadas em melhorar qualidade de vida local e em contribuir para um mundo mais verde.Em Lisboa, a cadeia de gelados Ben&Jerry’s associou-se à CML e à Quercus e promoveu uma campanha ambiental intitulada “Assine o compromisso por uma Lisboa mais limpa e sustentável”, a qual incentiva a população a contribuir para a produção de energias renováveis, o aumento de eficiência energética e a redução de emissão de gases com efeito de estufa. Mas este não foi um caso isolado, porque pelo país não faltaram iniciativas idênticas, ainda que mais ou menos mediatizadas.Se ainda tinha algumas reservas quanto às boas intenções das empresas em assumir este tipo de compromissos - duvidando desta súbita vaga de sensibilidade e ética- hoje pelo menos verifiquei que há efectivamente positivos sinais de mudança de mentalidade dos portugueses. Espera-se é que esta moda não seja efémera. Que seja para ficar e que não se resuma somente a uma atitude puramente estratégica.


Não restam dúvidas de que a Responsabilidade Social está na moda e que cada vez são mais as empresas e organismos que revelam preocupar-se com as questões sociais e ambientais. Hoje, Dia Mundial da Terra, foi clarividente a aposta de alguns sectores na sensibilização da sociedade civil para as problemáticas ambientais. Dos jornais e televisões - que fizeram pertinentes referências à data - às empresas - que anunciaram como têm vindo a fomentar as boas práticas ambientais - até as autarquias, empenhadas em melhorar qualidade de vida local e em contribuir para um mundo mais verde.Em Lisboa, a cadeia de gelados Ben&Jerry’s associou-se à CML e à Quercus e promoveu uma campanha ambiental intitulada “Assine o compromisso por uma Lisboa mais limpa e sustentável”, a qual incentiva a população a contribuir para a produção de energias renováveis, o aumento de eficiência energética e a redução de emissão de gases com efeito de estufa. Mas este não foi um caso isolado, porque pelo país não faltaram iniciativas idênticas, ainda que mais ou menos mediatizadas.Se ainda tinha algumas reservas quanto às boas intenções das empresas em assumir este tipo de compromissos - duvidando desta súbita vaga de sensibilidade e ética- hoje pelo menos verifiquei que há efectivamente positivos sinais de mudança de mentalidade dos portugueses. Espera-se é que esta moda não seja efémera. Que seja para ficar e que não se resuma somente a uma atitude puramente estratégica.

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