CARLA CIBELE VASCONCELOS FIGUEIREDO Departamento: Ciências da Educação
Área Científica: Psicologia/Pedagogia
Professora Adjunta equiparada
Contactos: Gabinete: G10
Telefone: 265 710 869
E-mail: cibelef@ese.ips.pt
Formação/ Graus Académicos: Mestrado em Relações Interculturais, dissertação em Educação Intercultural, na Universidade Aberta de Lisboa, concluído em 1999, com a classificação de MUITO BOM
Licenciatura em Psicologia (ramo Psicologia Educacional), realizada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), concluída em 1994, com a média final de 16 valores
Curso do Magistério Primário, realizado na Escola do Magistério Primário de Lisboa (actual Escola Superior Educação), concluído em 1987, com a classificação de 16 valores Formação não Académica
Animação e Coordenação de Campos e Colónias de Férias. (1989-1992) na União para a Acção Juvenil Educativa (UPAJE).
Oficina Drama (formação dramática para e com adolescentes) realizado na “Comuna-Teatro de Pesquisa” pelo actor e encenador João Mota (1981-1983)
Cargos de direcção e coordenação:
Disciplinas que lecciona:
(actualizado em breve)
Publicações: Livros
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva (2000). Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português (1974-1999). Lisboa: GAERI/IIE
Carla Cibele Figueiredo (2000). Àrea Escola: Sete Vozes, sete percursos em Escolas Básicas e Secundárias. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional (IIE).
Isabel Menezes, Elisabete Xavier, Carla Cibele (1996). A Educação Cívica nos programas e manuais do Ensino Básico. Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele Figueiredo, Eunice Góis (1995) "A avaliação da escola como estratégia de desenvolvimento da organização escolar". Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis ( 1994). "Escola Básica Integrada - caracterização de um processo". Lisboa: IIE /DASE.
Isabel Branco, Carla Cibele (1992) "Área Escola em experiência - um estudo de caso numa escola C+S”. Lisboa: IIE/DAP. Capítulos de livros
Carla Cibele Figueiredo (2002), Horizontes da Educação para a Cidadania na Educação Básica. In Paulo Abrantes (coord) Áreas Curriculares não disciplinares. Lisboa, Departamento de Educação Básica.
Carla Cibele Figueiredo (2002), Contextos e Estratégias em Educação para a Cidadania Democrática. In José Manuel Pureza (coord.), Educação para a Cidadania no Ensino Secundário. Lisboa, Departamento do Ensino Secundário.
Carla Cibele Figueiredo (2001), Formação em Educação para a Cidadania, in José Manuel Pureza, Relatório Final do Projecto de Educação para a Cidadania Democrática. Lisboa, GAERI
Carla Cibele Figueiredo (1999). Dimensão Intercultural na Área de Projecto in Carlos Cardoso, Gestão Intercultural do Currículo. Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural Artigos:
Carla Cibele Figueiredo (2002). Educar para a Cidadania-novos tempos, velhos desígnios. Revista Noesis
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva (1999). Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português (1974-1999). Inovação 12.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis (1994) A Escola Básica Integrada e a Formação de professores. Jornal do Sindicato de Professores da Região Centro
Carla Cibele, Cândida Hespanha, , Eunice Góis (1994) Escolas Básicas Integradas, que potencialidades? Revista Noesis, N° 29.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis (1993) Escolas Básicas Integradas caracterização de um processo. Revista Inovação, Vol 6 n° 2, IIE
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1993) Área Escola: um espaço para a mudança. Revista Inovação, Vol 6 n° 2, IIE Carla Cibele, Isabel Branco (1993). Área Escola em experiência. Avaliação em Educação - Actas do II Colloque Nacional de L'AIPEUAFIRSE, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Carla Cibele (1993). Formação Contínua - Entusiasmos & Receios. Revista Educação N° 6, Porto Editora.
Carla Cibele, Ana Pais, João Silva (1993) Intervenção do Serviço de Psicologia e Orientação no contexto da avaliação. Revista Noesis, No. 27, IIE.
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1992) Tirar os óculos para ver a escola. Revista Noesis, N° 22, IIE
Outras informações: Investigação e Investigação-Acção
Projecto ”Educação para a Cidadania Democrática”(ME/Conselho da Europa)
Projecto "Educação Intercultural”(Câmara Municipal de Lisboa/Instituto Irene Lisboa)
Estudo de caso múltiplo designado como “Área Escola, sete vozes, sete percursos” em escolas Básicas e Secundárias. Formação inicial
Docente na ESE de Setúbal. Em 1999, entrou para a carreira docente do Ensino Superior Politécnico, exercendo funções docentes na ESE de Setúbal, no Departamento de Ciências de Educação, onde se encontra actualmente.
Docente na ESE de Coimbra. Colaboração como docente a tempo parcial na ESE de Coimbra na formação de animadores socio-educativos. Nessa qualidade acompanhou o desenvolvimento dos Projectos de Investigação-acção do 4º ano desta licenciatura e nessa qualidade presidiu ao jurí de apreciação dos mesmos. (1999-2000)
Docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Colaboração como docente a tempo parcial do Instituto Superior de leccionando a Cadeira de Psicopedagogia do Adolescente. (1997-99) Cursos para professores
Curso “Círculo de Estudos para o Desenvolvimento Organizacional da Escola/Formação à distância”
Curso “Educação para a Cidadania e Direccão de Turma”
Oficina de Análise de Projectos e construção de materiais na área da Educação para a Cidadania Democrática (2000) Cursos para outros técnicos de educação
Curso “Gestão pedagógica de espaços de animação sócio-educativa”
Curso “Educação Intercultural”
Formação para Psicólogos do(s) SPO(s) - Projecto SPOnet
Formação para agentes educativos da Casa Pia de Lisboa Comunicações para escolas, autarquias e outros serviços educativos
Educação para a Cidadania e Formação Cívica – Instituição promotora: Colégio Marista de Lisboa
Educação para a Cidadania e Formação Cívica – Instituição promotora: Escola Básica 2,3 da Pontinha
Planear, desenvolver e avaliar um projecto – Instituição promotora: Município de Odivelas
Educação para a Cidadania – Instituição promotora: Câmara Municipal de Loures
Educação para a Cidadania – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da Zona Sul
Educação Multicultural – Instituição promotora: integrado nas Jornadas Pedagógicas do Sindicato de Professores da Grande Lisboa- Direcção Regional do Oeste
Desafios de uma Educação Intercultural – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da Zona Sul
Autonomia e Projecto Educativo – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da região Centro. Jornadas pedagógicas –Leiria/Alcobaça
Área Escola em tempo de reencontro – Instituição promotora: Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Centro de Formação Lindley Sintra - Oeiras Participação em projectos de investigação-acção e/ou outros projectos em Educação
Educação para uma Cultura de Paz (2001)
Co-Educação-do Princípio ao Desenvolvimento de uma prática(1999-2001)
Projecto Educação Intercultural Outros trabalhos desenvolvidos na ESE
Comissão de Avaliação do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (2002-2003)
Relatora, em conjunto com Ana Bettencourt, da Mesa Redonda sobre Educação e Cidadania, no Dia Aberto do IPS (2001-2002)
Membro da Comissão Organizadora do Encontro “Cidadania, Educação e Território” (2001-2002)
Comissão de Acreditação do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (2001-2002)
Membro da Organização do II Encontro S. Paulo (1999-2000)
Projectos de Investigação: Os projectos já anteriormente referidos na área da Educação para a Cidadania Democrática e de Educação Intercultural tinham uma forte componente de investigação.
O projecto de doutoramento, centrado nas questões do Associativismo e Cidadania (Associações de Estudantes e Associações de Pais), encontra-se numa fase muito embrionária, pelo que uma referência mais completa não se julga oportuna. Áreas de Interesse/ Investigação: Psicossociologia
Psicologia das relações interpessoais
Psicopedagogia
Psicologia do adolescente
Orientação escolar e vocacional
Metodos de Investigação em educação
Animação sócio-educativa
Educação para a Cidadania
Educação Intercultural
Associativismo juvenil e parental
Relação Escola-pais e Escola-Comunidade
Concepção, dinamização e avaliação de projectos em Educação
Categorias
Entidades
CARLA CIBELE VASCONCELOS FIGUEIREDO Departamento: Ciências da Educação
Área Científica: Psicologia/Pedagogia
Professora Adjunta equiparada
Contactos: Gabinete: G10
Telefone: 265 710 869
E-mail: cibelef@ese.ips.pt
Formação/ Graus Académicos: Mestrado em Relações Interculturais, dissertação em Educação Intercultural, na Universidade Aberta de Lisboa, concluído em 1999, com a classificação de MUITO BOM
Licenciatura em Psicologia (ramo Psicologia Educacional), realizada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), concluída em 1994, com a média final de 16 valores
Curso do Magistério Primário, realizado na Escola do Magistério Primário de Lisboa (actual Escola Superior Educação), concluído em 1987, com a classificação de 16 valores Formação não Académica
Animação e Coordenação de Campos e Colónias de Férias. (1989-1992) na União para a Acção Juvenil Educativa (UPAJE).
Oficina Drama (formação dramática para e com adolescentes) realizado na “Comuna-Teatro de Pesquisa” pelo actor e encenador João Mota (1981-1983)
Cargos de direcção e coordenação:
Disciplinas que lecciona:
(actualizado em breve)
Publicações: Livros
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva (2000). Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português (1974-1999). Lisboa: GAERI/IIE
Carla Cibele Figueiredo (2000). Àrea Escola: Sete Vozes, sete percursos em Escolas Básicas e Secundárias. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional (IIE).
Isabel Menezes, Elisabete Xavier, Carla Cibele (1996). A Educação Cívica nos programas e manuais do Ensino Básico. Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele Figueiredo, Eunice Góis (1995) "A avaliação da escola como estratégia de desenvolvimento da organização escolar". Lisboa: IIE/DASE.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis ( 1994). "Escola Básica Integrada - caracterização de um processo". Lisboa: IIE /DASE.
Isabel Branco, Carla Cibele (1992) "Área Escola em experiência - um estudo de caso numa escola C+S”. Lisboa: IIE/DAP. Capítulos de livros
Carla Cibele Figueiredo (2002), Horizontes da Educação para a Cidadania na Educação Básica. In Paulo Abrantes (coord) Áreas Curriculares não disciplinares. Lisboa, Departamento de Educação Básica.
Carla Cibele Figueiredo (2002), Contextos e Estratégias em Educação para a Cidadania Democrática. In José Manuel Pureza (coord.), Educação para a Cidadania no Ensino Secundário. Lisboa, Departamento do Ensino Secundário.
Carla Cibele Figueiredo (2001), Formação em Educação para a Cidadania, in José Manuel Pureza, Relatório Final do Projecto de Educação para a Cidadania Democrática. Lisboa, GAERI
Carla Cibele Figueiredo (1999). Dimensão Intercultural na Área de Projecto in Carlos Cardoso, Gestão Intercultural do Currículo. Lisboa, Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural Artigos:
Carla Cibele Figueiredo (2002). Educar para a Cidadania-novos tempos, velhos desígnios. Revista Noesis
Carla Cibele Figueiredo e Augusto Santos Silva (1999). Educação para a Cidadania no Sistema Educativo Português (1974-1999). Inovação 12.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis (1994) A Escola Básica Integrada e a Formação de professores. Jornal do Sindicato de Professores da Região Centro
Carla Cibele, Cândida Hespanha, , Eunice Góis (1994) Escolas Básicas Integradas, que potencialidades? Revista Noesis, N° 29.
Carla Cibele, Cândida Hespanha, Eunice Góis (1993) Escolas Básicas Integradas caracterização de um processo. Revista Inovação, Vol 6 n° 2, IIE
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1993) Área Escola: um espaço para a mudança. Revista Inovação, Vol 6 n° 2, IIE Carla Cibele, Isabel Branco (1993). Área Escola em experiência. Avaliação em Educação - Actas do II Colloque Nacional de L'AIPEUAFIRSE, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Carla Cibele (1993). Formação Contínua - Entusiasmos & Receios. Revista Educação N° 6, Porto Editora.
Carla Cibele, Ana Pais, João Silva (1993) Intervenção do Serviço de Psicologia e Orientação no contexto da avaliação. Revista Noesis, No. 27, IIE.
Carla Cibele, Isabel Branco ( 1992) Tirar os óculos para ver a escola. Revista Noesis, N° 22, IIE
Outras informações: Investigação e Investigação-Acção
Projecto ”Educação para a Cidadania Democrática”(ME/Conselho da Europa)
Projecto "Educação Intercultural”(Câmara Municipal de Lisboa/Instituto Irene Lisboa)
Estudo de caso múltiplo designado como “Área Escola, sete vozes, sete percursos” em escolas Básicas e Secundárias. Formação inicial
Docente na ESE de Setúbal. Em 1999, entrou para a carreira docente do Ensino Superior Politécnico, exercendo funções docentes na ESE de Setúbal, no Departamento de Ciências de Educação, onde se encontra actualmente.
Docente na ESE de Coimbra. Colaboração como docente a tempo parcial na ESE de Coimbra na formação de animadores socio-educativos. Nessa qualidade acompanhou o desenvolvimento dos Projectos de Investigação-acção do 4º ano desta licenciatura e nessa qualidade presidiu ao jurí de apreciação dos mesmos. (1999-2000)
Docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Colaboração como docente a tempo parcial do Instituto Superior de leccionando a Cadeira de Psicopedagogia do Adolescente. (1997-99) Cursos para professores
Curso “Círculo de Estudos para o Desenvolvimento Organizacional da Escola/Formação à distância”
Curso “Educação para a Cidadania e Direccão de Turma”
Oficina de Análise de Projectos e construção de materiais na área da Educação para a Cidadania Democrática (2000) Cursos para outros técnicos de educação
Curso “Gestão pedagógica de espaços de animação sócio-educativa”
Curso “Educação Intercultural”
Formação para Psicólogos do(s) SPO(s) - Projecto SPOnet
Formação para agentes educativos da Casa Pia de Lisboa Comunicações para escolas, autarquias e outros serviços educativos
Educação para a Cidadania e Formação Cívica – Instituição promotora: Colégio Marista de Lisboa
Educação para a Cidadania e Formação Cívica – Instituição promotora: Escola Básica 2,3 da Pontinha
Planear, desenvolver e avaliar um projecto – Instituição promotora: Município de Odivelas
Educação para a Cidadania – Instituição promotora: Câmara Municipal de Loures
Educação para a Cidadania – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da Zona Sul
Educação Multicultural – Instituição promotora: integrado nas Jornadas Pedagógicas do Sindicato de Professores da Grande Lisboa- Direcção Regional do Oeste
Desafios de uma Educação Intercultural – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da Zona Sul
Autonomia e Projecto Educativo – Instituição promotora: Sindicato dos Professores da região Centro. Jornadas pedagógicas –Leiria/Alcobaça
Área Escola em tempo de reencontro – Instituição promotora: Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Centro de Formação Lindley Sintra - Oeiras Participação em projectos de investigação-acção e/ou outros projectos em Educação
Educação para uma Cultura de Paz (2001)
Co-Educação-do Princípio ao Desenvolvimento de uma prática(1999-2001)
Projecto Educação Intercultural Outros trabalhos desenvolvidos na ESE
Comissão de Avaliação do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (2002-2003)
Relatora, em conjunto com Ana Bettencourt, da Mesa Redonda sobre Educação e Cidadania, no Dia Aberto do IPS (2001-2002)
Membro da Comissão Organizadora do Encontro “Cidadania, Educação e Território” (2001-2002)
Comissão de Acreditação do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (2001-2002)
Membro da Organização do II Encontro S. Paulo (1999-2000)
Projectos de Investigação: Os projectos já anteriormente referidos na área da Educação para a Cidadania Democrática e de Educação Intercultural tinham uma forte componente de investigação.
O projecto de doutoramento, centrado nas questões do Associativismo e Cidadania (Associações de Estudantes e Associações de Pais), encontra-se numa fase muito embrionária, pelo que uma referência mais completa não se julga oportuna. Áreas de Interesse/ Investigação: Psicossociologia
Psicologia das relações interpessoais
Psicopedagogia
Psicologia do adolescente
Orientação escolar e vocacional
Metodos de Investigação em educação
Animação sócio-educativa
Educação para a Cidadania
Educação Intercultural
Associativismo juvenil e parental
Relação Escola-pais e Escola-Comunidade
Concepção, dinamização e avaliação de projectos em Educação