É interessante verificar que o russo Rimsky-Korsakov (1844-1908), nascido há 162 anos, apesar de ter sido o mais produtivo compositor de óperas do seu país, com 15 no curriculum, ficou para a posteridade pelas obras orquestrais. Pelas que escreveu e pelas que também nem por isso, uma vez que orquestrou diversas obras doutros compositores. Algumas delas, em particular as orquestrações que fez de obras de Mussorgsky (1839-1881), valeram-lhe mesmo críticas menos simpáticas. Se a orquestração feita a Khovanshchina não levantou grandes controvérsias, dado Mussorgsky ter deixado a ópera incompleta, já o mesmo não aconteceu em relação a Boris Godunov, de que deixou 2 versões completas, a última das quais estreada em Fevereiro de 1874. O facto de Rimsky-Korsakov ter introduzido inúmeras modificações, a níveis harmónico e orquestral, numa obra deixada completa por um seu amigo compositor falecido 2 anos antes, esteve longe de agradar a muito boa gente...Nos finais da década de 80 do século XIX, Rimsky-Korsakov era uma figura central na escola nacionalista russa, de que já por aqui se falou em Novembro do ano passado. À importância das obras já entretanto escritas, com destaque para as óperas e para as 3 sinfonias, somavam-se as actividades de recuperação de obras de outros compositores e as de pedagogo, o que não lhe deixava muito tempo para compôr, sendo assim escassas as composições desta época. Escassas mas importantes, como a suite sinfónica Scheherazade, escrita entre Fevereiro e Julho de 1888, e inspirada em episódios dos contos das Mil e Uma Noites. Scheherazade foi aquela sultana que salvou a pele contando uma história diferente por noite ao sultão Shahriar, durante 1001 noites, até ele se esquecer de que a tinha decidido matar. A ela e às outras esposas, que as noites árabes não eram passadas apenas a dois...E é assim que, apesar de ir contra a vontade do compositor, os andamentos da obra levaram subtítulos sugestivos, como "O mar e o barco de Sindbad", "O jovem príncipe e a princesa" ou a "Festa em Bagdade". Rimsky-Korsakov nunca concordou com esta relação directa entre os andamentos da suite e os episódios das 1001 Noites, tendo afirmado que "seria em vão que se procurariam encontrar na suite motivos ligados a esta ou aquela ideia poética, ou a esta ou aquela imagem". Em vão ou não, os nomes ainda hoje lá estão...CDs Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35. Mlada - Procession of the Nobles.Alexander ScriabinLe Poème de l'extase, Op.54.London Symphony OrchestraUSSR State Symphony OrchestraEvgeni SvetlanovBBC Legends BBCL4121-2Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35.Pyotr Ilyich TchaikovskyMarche Slave, Op.31.London Symphony OrchestraLeopold StokowskiCala CACD0536Mili BalakirevIslamey (arr. Lyapunov).Alexander BorodinIn the Steppes of Central Asia.Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35.Kirov OrchestraValery GergievPhilips 470 840-2InternetRimsky-KorsakovThe Rimsky-Korsakov Home Page / Nikolay Andreyevich Rimsky-Korsakov / Operas / Wikipedia1001 NoitesArabian Nights Study Guide / Arabian Nights / Arabian Nights: its origins and legacy / ScheherazadeEtiquetas: Mussorgsky, Rimsky-Korsakov
Categorias
Entidades
É interessante verificar que o russo Rimsky-Korsakov (1844-1908), nascido há 162 anos, apesar de ter sido o mais produtivo compositor de óperas do seu país, com 15 no curriculum, ficou para a posteridade pelas obras orquestrais. Pelas que escreveu e pelas que também nem por isso, uma vez que orquestrou diversas obras doutros compositores. Algumas delas, em particular as orquestrações que fez de obras de Mussorgsky (1839-1881), valeram-lhe mesmo críticas menos simpáticas. Se a orquestração feita a Khovanshchina não levantou grandes controvérsias, dado Mussorgsky ter deixado a ópera incompleta, já o mesmo não aconteceu em relação a Boris Godunov, de que deixou 2 versões completas, a última das quais estreada em Fevereiro de 1874. O facto de Rimsky-Korsakov ter introduzido inúmeras modificações, a níveis harmónico e orquestral, numa obra deixada completa por um seu amigo compositor falecido 2 anos antes, esteve longe de agradar a muito boa gente...Nos finais da década de 80 do século XIX, Rimsky-Korsakov era uma figura central na escola nacionalista russa, de que já por aqui se falou em Novembro do ano passado. À importância das obras já entretanto escritas, com destaque para as óperas e para as 3 sinfonias, somavam-se as actividades de recuperação de obras de outros compositores e as de pedagogo, o que não lhe deixava muito tempo para compôr, sendo assim escassas as composições desta época. Escassas mas importantes, como a suite sinfónica Scheherazade, escrita entre Fevereiro e Julho de 1888, e inspirada em episódios dos contos das Mil e Uma Noites. Scheherazade foi aquela sultana que salvou a pele contando uma história diferente por noite ao sultão Shahriar, durante 1001 noites, até ele se esquecer de que a tinha decidido matar. A ela e às outras esposas, que as noites árabes não eram passadas apenas a dois...E é assim que, apesar de ir contra a vontade do compositor, os andamentos da obra levaram subtítulos sugestivos, como "O mar e o barco de Sindbad", "O jovem príncipe e a princesa" ou a "Festa em Bagdade". Rimsky-Korsakov nunca concordou com esta relação directa entre os andamentos da suite e os episódios das 1001 Noites, tendo afirmado que "seria em vão que se procurariam encontrar na suite motivos ligados a esta ou aquela ideia poética, ou a esta ou aquela imagem". Em vão ou não, os nomes ainda hoje lá estão...CDs Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35. Mlada - Procession of the Nobles.Alexander ScriabinLe Poème de l'extase, Op.54.London Symphony OrchestraUSSR State Symphony OrchestraEvgeni SvetlanovBBC Legends BBCL4121-2Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35.Pyotr Ilyich TchaikovskyMarche Slave, Op.31.London Symphony OrchestraLeopold StokowskiCala CACD0536Mili BalakirevIslamey (arr. Lyapunov).Alexander BorodinIn the Steppes of Central Asia.Nikolai Rimsky-KorsakovScheherazade, Op.35.Kirov OrchestraValery GergievPhilips 470 840-2InternetRimsky-KorsakovThe Rimsky-Korsakov Home Page / Nikolay Andreyevich Rimsky-Korsakov / Operas / Wikipedia1001 NoitesArabian Nights Study Guide / Arabian Nights / Arabian Nights: its origins and legacy / ScheherazadeEtiquetas: Mussorgsky, Rimsky-Korsakov