CIDADANIA LX: Trazer o carro ou a moto para o centro de Lisboa?

18-12-2009
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O ideal era ir de transporte público. Isso, sem dúvida. Mas para quem não tem essa opção por enquanto, por milhentos motivos? Se quiser trazer a moto? Para alguns pode até colocar-se a opção: trazer o carro ou a moto? Ok, trago a moto (a 1ª pessoa é apenas uma forma de escrever, uma hipótese teórica: não tenho nem nunca tive, mas amigos meus têm e colocam a questão). Trazem a moto. Mas... e depois? Estacionar onde? Quase não se pensa no assunto. Mas parece que valia a pena que se pensasse: segundo me dizem, as motos produzem muito menor poluição em número de unidades de CO2 emitidas. Para a mesma cilindrada, muito menos. Mas a maioria dos carros tem mais cilindrada do que a maioria das motos.Vem isto a propósito do incentivo ao uso de moto: traga a sua moto para a cidade, deixe o carro em casa (se o tiver também).A questão que surge é o estacionamento. Na Baixa, por exemplo, só existem dois pequenos parqueamentos autorizados, segundo me foi dito hoje: um na Rua do Crucifixo, outro na Rua do Sacramento (julgo que é aqui). Cada um destes locais tem apenas quatro lugares de moto. Uma ninharia.Nos parques subterrâneos, os motociclistas não podem estacionar. Um problema? Um problemas sério? Já agora, saiba que uma moto de 1 000 cm3 paga de imposto de circulação mais de 100 €... Ou seja: muito mais do que um carro com a mesma cilindrada. Ao que sei, porque uma lei de há 30 anos declarava a moto um meio de transporte de luxo... Onde isso já vai.


O ideal era ir de transporte público. Isso, sem dúvida. Mas para quem não tem essa opção por enquanto, por milhentos motivos? Se quiser trazer a moto? Para alguns pode até colocar-se a opção: trazer o carro ou a moto? Ok, trago a moto (a 1ª pessoa é apenas uma forma de escrever, uma hipótese teórica: não tenho nem nunca tive, mas amigos meus têm e colocam a questão). Trazem a moto. Mas... e depois? Estacionar onde? Quase não se pensa no assunto. Mas parece que valia a pena que se pensasse: segundo me dizem, as motos produzem muito menor poluição em número de unidades de CO2 emitidas. Para a mesma cilindrada, muito menos. Mas a maioria dos carros tem mais cilindrada do que a maioria das motos.Vem isto a propósito do incentivo ao uso de moto: traga a sua moto para a cidade, deixe o carro em casa (se o tiver também).A questão que surge é o estacionamento. Na Baixa, por exemplo, só existem dois pequenos parqueamentos autorizados, segundo me foi dito hoje: um na Rua do Crucifixo, outro na Rua do Sacramento (julgo que é aqui). Cada um destes locais tem apenas quatro lugares de moto. Uma ninharia.Nos parques subterrâneos, os motociclistas não podem estacionar. Um problema? Um problemas sério? Já agora, saiba que uma moto de 1 000 cm3 paga de imposto de circulação mais de 100 €... Ou seja: muito mais do que um carro com a mesma cilindrada. Ao que sei, porque uma lei de há 30 anos declarava a moto um meio de transporte de luxo... Onde isso já vai.

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