Começaram a sair os resultados dos exames nacionais, e logo vieram os defensores do regime apelar aos números para atacar os insolentes, que insistem em questionar as políticas de educação em Portugal. Com Valter Lemos à cabeça, argumentam eles que o baixar dos resultados é o reflexo indiscutível da exigência destes exames, facto que deve calar os cínicos. Uma relação determinística, portanto, entre exigência e resultados.Talvez estejam esquecidos de como decorreu este ano lectivo, de como se viveu o ensino entre a classe dos professores, do desconforto que se viveu nas salas de aula, do ‘chumbar é facilitar’, das greves, das manifestações, dos casos de violência, ou do fracasso do sistema de avaliação. Estou certo que, perante a ‘manifestação clara’ dessa exigência, os guardiões do Ministério da Educação estarão dispostos a esquecer o ano lectivo mais negro da nossa história democrática. Mas antes que se esqueçam, esclareçam-me só uma dúvida: se no ano passado, as notas foram altas porque o ensino era muito bom, e este ano baixaram porque ele é muito exigente, então ser bom e ser exigente são coisas diferentes?
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Começaram a sair os resultados dos exames nacionais, e logo vieram os defensores do regime apelar aos números para atacar os insolentes, que insistem em questionar as políticas de educação em Portugal. Com Valter Lemos à cabeça, argumentam eles que o baixar dos resultados é o reflexo indiscutível da exigência destes exames, facto que deve calar os cínicos. Uma relação determinística, portanto, entre exigência e resultados.Talvez estejam esquecidos de como decorreu este ano lectivo, de como se viveu o ensino entre a classe dos professores, do desconforto que se viveu nas salas de aula, do ‘chumbar é facilitar’, das greves, das manifestações, dos casos de violência, ou do fracasso do sistema de avaliação. Estou certo que, perante a ‘manifestação clara’ dessa exigência, os guardiões do Ministério da Educação estarão dispostos a esquecer o ano lectivo mais negro da nossa história democrática. Mas antes que se esqueçam, esclareçam-me só uma dúvida: se no ano passado, as notas foram altas porque o ensino era muito bom, e este ano baixaram porque ele é muito exigente, então ser bom e ser exigente são coisas diferentes?