EducaçãoChumbar os alunos seria ‘a maneira mais fácil de resolver o problema’ da exigênciaA ministra da Educação afirmou hoje que «chumbar» os alunos «é a maneira mais fácil de resolver o problema» da exigência do sistema educativo[...].«Foi este Governo que desenvolveu nas escolas as aulas de substituição» , disse Maria de Lurdes Rodrigues, acrescentando que «chumbá-los [aos alunos] é a maneira mais fácil de resolver o problema».«Exigência e rigor é reforçar os tempos de trabalho com os alunos» , disse a ministra.Na entrevista ao Correio da Manhã, a ministra da Educação disse que Portugal é o país em que há mais chumbos. «E por aí o nosso sistema não seria facilitista, seria exigente, mas na realidade é facilitista porque essa repetência não serve para aumentar o rigor e a exigência de trabalho com esses alunos. Ficam numa espécie de limbo que depois prejudicam muitíssimo os nossos resultados» , disse a ministra ao jornal.«Se considerarmos na amostra os alunos que não repetem, os alunos que estão no ciclo adequado à sua idade têm valores iguais à média dos países da OCDE. Até produzimos mais excelência. Isto é, os nossos alunos do 7.º ano muito bons são melhores do que os muito bons dos outros países. Mas depois temos o peso dos que chumbam, dos que ficam retidos, que puxam os nossos resultados médios para baixo» , afirmou.«O que significa é que a repetência devia constituir um espaço de trabalho efectivo para que eles recuperassem. O problema é que esses alunos nunca recuperam» , constatou a ministra da Educação.Ler toda a notícia no semanário Sol.DESAFIO À SRA MINISTRA:Vá para a escola... e depois faça as afirmações!
Categorias
Entidades
EducaçãoChumbar os alunos seria ‘a maneira mais fácil de resolver o problema’ da exigênciaA ministra da Educação afirmou hoje que «chumbar» os alunos «é a maneira mais fácil de resolver o problema» da exigência do sistema educativo[...].«Foi este Governo que desenvolveu nas escolas as aulas de substituição» , disse Maria de Lurdes Rodrigues, acrescentando que «chumbá-los [aos alunos] é a maneira mais fácil de resolver o problema».«Exigência e rigor é reforçar os tempos de trabalho com os alunos» , disse a ministra.Na entrevista ao Correio da Manhã, a ministra da Educação disse que Portugal é o país em que há mais chumbos. «E por aí o nosso sistema não seria facilitista, seria exigente, mas na realidade é facilitista porque essa repetência não serve para aumentar o rigor e a exigência de trabalho com esses alunos. Ficam numa espécie de limbo que depois prejudicam muitíssimo os nossos resultados» , disse a ministra ao jornal.«Se considerarmos na amostra os alunos que não repetem, os alunos que estão no ciclo adequado à sua idade têm valores iguais à média dos países da OCDE. Até produzimos mais excelência. Isto é, os nossos alunos do 7.º ano muito bons são melhores do que os muito bons dos outros países. Mas depois temos o peso dos que chumbam, dos que ficam retidos, que puxam os nossos resultados médios para baixo» , afirmou.«O que significa é que a repetência devia constituir um espaço de trabalho efectivo para que eles recuperassem. O problema é que esses alunos nunca recuperam» , constatou a ministra da Educação.Ler toda a notícia no semanário Sol.DESAFIO À SRA MINISTRA:Vá para a escola... e depois faça as afirmações!