Em causa está a concessão da Resende no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, um serviço que tem vindo a ser alvo de críticas por má qualidade dos veículos, bem como de relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.
"Vemos com muita dificuldade que a AMP renove todos os anos, como se fosse uma espécie de obrigação de calendário, a concessão com a Resende em Matosinhos. Em situação de emergência, justificar-se-ia que a AMP resgatasse a concessão de linhas que a Resende tem e a entregasse à STCP", disse o deputado bloquista.
Heitor de Sousa vincou que o BE "vê com preocupação" a operação da Resende por estar a revelar-se "lamentável e deplorável" face a "horários não cumpridos e utilização de veículos antigos e poluentes".
"Interrogamos o Governo sobre as condições de operação da Resende e ainda não obtivemos resposta, mas acreditamos firmemente que nas atuais condições a STCP já teria condições para estender o serviço às carreiras que a Resende opera atualmente", completou.
O deputado falava à agência Lusa após uma reunião com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, a qual serviu para discutir o estado das concessões dos transportes rodoviários na região.
O BE avançou estar disponível para "fazer parte do processo de discussão" sobre o modelo futuro de operacionalização da STCP, sistema de transportes que agora é gerido pelos seis municípios da AMP servidos por esta rede: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Valongo e Gondomar.
"Queremos discutir as hipóteses que estão a ser equacionadas para a rede de superfície da AMP. E consideramos que o operador público e interno que é a STCP é o operador com melhores condições para assegurar a cobertura de toda a rede", apontou Heitor de Sousa.
O BE revelou, ainda, ter sido informado de que está a decorrer um estudo sobre o modelo de exploração do serviço e que os concursos serão lançados até 2019.
"Vamos aguardar pelo estudo e estamos disponíveis para colaborar. Defendemos que os Municípios e o Governo devem assumir as suas responsabilidades no financiamento público e disponibilizar o investimento necessário para que a STCP seja o melhor oferecedor de serviço público que a AMP exige e aclama", disse Heitor de Sousa.
O BE salientou a necessidade de dotar a AMP de "transporte público mais barato, com mais qualidade e a chegar mais longe", apontando para "a necessidade de contratar mais motoristas, criar melhores horários e garantir uma maior cobertura".
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
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"Vemos com muita dificuldade que a AMP renove todos os anos, como se fosse uma espécie de obrigação de calendário, a concessão com a Resende em Matosinhos. Em situação de emergência, justificar-se-ia que a AMP resgatasse a concessão de linhas que a Resende tem e a entregasse à STCP", disse o deputado bloquista.
Heitor de Sousa vincou que o BE "vê com preocupação" a operação da Resende por estar a revelar-se "lamentável e deplorável" face a "horários não cumpridos e utilização de veículos antigos e poluentes".
"Interrogamos o Governo sobre as condições de operação da Resende e ainda não obtivemos resposta, mas acreditamos firmemente que nas atuais condições a STCP já teria condições para estender o serviço às carreiras que a Resende opera atualmente", completou.
O deputado falava à agência Lusa após uma reunião com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, a qual serviu para discutir o estado das concessões dos transportes rodoviários na região.
O BE avançou estar disponível para "fazer parte do processo de discussão" sobre o modelo futuro de operacionalização da STCP, sistema de transportes que agora é gerido pelos seis municípios da AMP servidos por esta rede: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Valongo e Gondomar.
"Queremos discutir as hipóteses que estão a ser equacionadas para a rede de superfície da AMP. E consideramos que o operador público e interno que é a STCP é o operador com melhores condições para assegurar a cobertura de toda a rede", apontou Heitor de Sousa.
O BE revelou, ainda, ter sido informado de que está a decorrer um estudo sobre o modelo de exploração do serviço e que os concursos serão lançados até 2019.
"Vamos aguardar pelo estudo e estamos disponíveis para colaborar. Defendemos que os Municípios e o Governo devem assumir as suas responsabilidades no financiamento público e disponibilizar o investimento necessário para que a STCP seja o melhor oferecedor de serviço público que a AMP exige e aclama", disse Heitor de Sousa.
O BE salientou a necessidade de dotar a AMP de "transporte público mais barato, com mais qualidade e a chegar mais longe", apontando para "a necessidade de contratar mais motoristas, criar melhores horários e garantir uma maior cobertura".
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